quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Movimentos da Vanguarda Européia:Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no cinema.

Características do Surrealismo:
• valoriza a intervenção fantasiosa na realidade;
• ressalta o automatismo contra o domínio da consciência;
• as formas da realidade são completamente abandonadas.
• Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência.


Manifesto Surrealista:

O Manifesto do Surrealismo foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924, e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte.

Seguido do Dadaísmo (movimento que propunha a oposição por qualquer tipo de equilíbrio), o surrealismo impunha o chamado automatismo psíquico, "estado puro, mediante o qual se propunha transmitir verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio o funcionamento do pensamento; ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral".

Segundo Breton, ele e o escritor Soupault, deram o nome de Surrealismo ao novo modo de expressão que tinham a seu alcance, em homenagem a Guillaume Apollinaire.

Neste manifesto, os princípios surrealistas são declarados, tais como a isenção da lógica, a adoção de uma realidade superior, chamada "maravilhosa".

Manuscrito

O manuscrito do Manifesto do Surrealismo, será leiloado a 20 de Maio de 2008 em Paris, juntamente com outros nove manuscritos da sua autoria pela leiloeira Sotheby's

Um comentário:

  1. O texto sobre Surrealismo foi bem escolhido para um blog, está bastante objetivo, mas prestem atenção, meninos: o ideal é que vocês leiam as informações e reescrevam o texto mas, já que vão colar, ao menos verifiquem as informações - esse texto foi escrito antes de 2008, pois informa que "o manifesto será leiloado a 20 de maio de 2008" e nós estamos em novembro de 2009, portanto o Manifesto "foi leiloado em 2008", não é?

    ResponderExcluir